Pages

21 de fev. de 2014

Chanana, Xanana, Damiana,Flor-do-guarujá ou Albina


OBS; Caso esteja utilizando um smartphone ou tablet, role até o final da página e selecione "visualizar versão para a web" para ver a página original.


Chanana, Xanana, Damiana,Flor-do-guarujá ou Albina



Conhecida como Chanana (Turnera ulmifolia L.), flor-do-guarujá, pertence a família Turneraceae. Planta de porte herbáceo, folhas alternas, flores  de cores brancas-amareladas,floresce quase o ano inteiro,e se multiplica por sementes e germinam bem num solo arenoso.As flores abre-se ao sol e permanece aberta, até por volta das 10 horas. Geralmente não é muito valorizada e muitas vezes é arancada como mato. Mas a Xanana é uma flor resistente.
 A flor muito comum nas ruas e calçadas de Manaus (Brasil). É estimulante e pode ter as flores consumidas em saladas, refogados, licores, geleias, sorvetes, sucos. As folhas podem ser aproveitadas em chás e para tempero.
Pode ser cultivada em forma de maciços, forração sob coqueiros, pois a planta necessita receber sol direto para florir.
Da família Turneraceae com origem da América Tropical, incluindo o nordeste brasileiro.Apesar de sua rusticidade, ela é uma planta que não tolera geada. Popularmente é cultivada a pleno sol.
Propriedades medicinais: Adstringente, albuminúrica, antidispepsia, balsâmica, emenagoga, emoliente, estimulante dos órgãos sexuais, estomáquico, expectorante, purgativa, tônica, tônico geral, tônico nervoso
.

Modo de usar:

Infusão das folhas: emoliente, adstringente, diabete, albuminúria, tônico geral, má digestão, dispepsia, leucorréia.

Decocção das raízes: expectorante, incontinência urinária.

Dicas para o cultivo

Regue a planta  1 vez na semana.
Cultive sob sol pleno
A planta pode ser cultivada em solo arenoso
Realize mudas através de sementes, estacas.
Faça a poda da planta entre os meses de maio até agosto, para revitalizar a planta.
Adube com fertilizante mineral, Npk 04-14-08.
OBS. Para as arvores frutíferas ou espécies que apresentam flores, o apropriado é o NPK 04-14-08
Dê espaçamento para o plantio de 30 cm entre as mudas e cultive bem rente ao muro.
Siga estas dicas de cultivo e a chanana se manterá com aparência exuberante, desta forma trará vida e colorido na decoração do ambiente, e ainda livrá a espécie de doenças e pragas.

Fato importante e curioso


 Tintura de Chanana



A psicóloga Ana Cristina Marinho da Fonseca procurou um médico, em maio deste ano, para descobrir a causa das suas constantes dores de cabeça que se expandiam para pescoço e ombros. Após uma biopsia, realizada em julho, a psicóloga descobriu que era portadora de Gioblastoma Multiforme (GBM), uma espécie de câncer cerebral maligno. Desde então começou a sua luta contra a doença. 

Com a radioterapia, os 4 ciclos de quimioterapia e o tratamento complementar indicado pelos médicos, a psicóloga começou a sentir alguns efeitos colaterais, como dificuldade de dormir, inchaços e dores nas pernas, diarréia, enjôos, instabilidade emocional, dificuldades motoras discretas (tremores e desequilíbrio) e baixa dos leucócitos e outras células relacionadas ao sangue. 

Uma das formas para combater estes problemas sem ingerir mais medicamentos alopáticos, foi o uso de fitoterápicos. Em agosto de 2008, ela procurou a coordenadora do Programa de Fitoterapia da UFMA, Terezinha Rêgo, que lhe indicou a Tintura da chanana para fortalecer a defesa orgânica, aumentando as células do sangue responsáveis pela imunidade, os glóbulos brancos ou leucócitos. 

Ao contrário das outras tinturas desenvolvidas pelo Herbário Ático Seabra, o interesse pelos princípios ativos da chanana não surgiu da cultura popular. A pesquisadora venezuelana, Alba Menezes, costumava fazer grandes pedidos da chanana (Tunera guynensis L) do Maranhão. Em 1982, Terezinha conta que solicitou que a pesquisadora lhe explicasse para que as plantas estavam sendo usadas ou suspenderia o envio destas. Deste modo, descobriu que Alba realizava pesquisa utilizando o chá da planta inteira em 8 pacientes portadores de AIDS. “Percebemos que a planta tinha um flavonóide, que causava mudanças nos elementos figurados do sangue e estimulava suas funções mesmo sendo combinado ao tratamento com o AZT”, explica. 

Quando acabou o período da pesquisa, a venezuelana voltou para o seu país e interrompeu o trabalho, assim como a professora Terezinha. Até que, em 1990, dois estudantes portadores do HIV pediram que continuasse com as pesquisas. A partir daí, a professora iniciou pesquisas para desenvolver a tintura e, assim, eliminar o processo de fervura do chá, que ocasionava algumas perdas nas propriedades terapêuticas da planta. 

“Desde o início da utilização da Tintura de chanana, venho comprovando, por meio de Hemogramas, sua eficiência no meu organismo”, declarou Ana Cristina. Segundo ela, os níveis de leucócitos em seu sangue vêm aumentando e se mantém acima dos padrões normais, para a surpresa de seu médico. “Ele diz que este fato é raro entre os pacientes portadores de câncer em tratamento quimio e radioterápico e, praticamente, não se encontra dados similares na literatura médica mundial”, revela. 

Terezinha Rêgo também acompanha o tratamento de 30 pacientes portadores de AIDS, para os quais os medicamentos são doados. Ela recomenda o uso de um vidro da tintura por mês, na medida de uma colher de chá em meio copo de água. Além disso, a tintura não apresenta efeitos colaterais, pois, segundo a professora, a dosagem utilizada no Herbário elimina eventuais prejuízos à saúde. 

De acordo com a farmacêutica, a tintura é indicada para qualquer pessoa que tenha debilidade orgânica. Este fitoterápico pode ser encontrado no Herbário Ático Seabra, nos campus do Bacanga da UFMA, onde a professora também atende à comunidade. 




OBS; Clique em uma opção abaixo de visualização (Web, tablet ou smartphone) para abri-la a pagina original.




32 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Douglas!!!

      E agora estou voltando com novidades e novas pesquisas.

      Um grande Abraço.

      Excluir
    2. Quero saber como extrair a semente da xanana, fiz algumas tentativas sem exito. Agradeço antecipadamente.

      Excluir
    3. Quero saber como extrair a semente da xanana, fiz algumas tentativas sem exito. Agradeço antecipadamente.

      Excluir
    4. Marcus aconselho por meio de estaquia, mas eu coloco na água e deixo por duas semanas e troco a água ate criar raiz, da muito certo.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Belo material sobre uma planta desprezada no Nordeste, como mato, mas,felizmente teimosas em rebrotar.





    ResponderExcluir
  3. Belo material sobre uma planta desprezada no Nordeste, como mato, mas,felizmente teimosas em rebrotar.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é chamada aqui no nordeste?

      Excluir
    2. É chamada de damiana ou chanana albina. Aqui na bahia tem muita.

      Excluir
    3. É chamada de damiana ou chanana albina. Aqui na bahia tem muita.

      Excluir
    4. A Chanana como é conhecida no nordeste e realmente muito fácil de encontrar, mas muita gente não sabe o quanto ela e importante. Os índios usavam muito na ação curativa.

      Excluir
  4. Como extrair a semente da xanana, quero saber pois pretendo cultivar ela em um vaso.

    ResponderExcluir
  5. Como extrair a semente da xanana, quero saber pois pretendo cultivar ela em um vaso.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Olá Adriana Boa Tarde, Meu nome é Daniel Deibson, Sou Estudante de Gastronomia. Irei desenvolver uma monografia sobre PANCs. Você já Provou uma Preparação Culinaria feita com Chanana?

      Excluir
  7. Olá! Existe diferença dá chanana para a Damiana? Digo em termos medicinais, pois a chanana tem um preto dentro dá flor e a Damiana é toda amarela e maior, e a folha dá Damiana é maior e não tem tanto cheiro ao passo que a chanana tem um cheiro forte semelhante ao de mato.
    A propósito, parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A planta cresce em forma de arbusto, tem flores pequenas e aromáticas e frutos que lembram figos E O cheiro que lembra a camomila.Damiana é afrodisíaca

      Excluir
    2. Olá! Existe diferença dá chanana para a Damiana? Digo em termos medicinais, pois a chanana tem um preto dentro dá flor e a Damiana é toda amarela e maior, e a folha dá Damiana é maior e não tem tanto cheiro ao passo que a chanana tem um cheiro forte semelhante ao de mato.? SERA QUE AMBAS TEM AS MESMAS PROPRIEDADES MEDICINAIS? ALGUEM PODE INFORMAR!!!

      Excluir
    3. São plantas diferentes e portanto tem atividades diferentes. A Chanana é mais usada para problemas intestinais e como potencializadora de alguns antibióticos. A Damiana tem ação afrodisíaca e potencializador sexual. Ambas tem ação anti-oxidante

      Excluir
    4. São plantas diferentes e portanto tem ações diferentes. A Chanana é conhecida principalmente por ser anti-inflamatória e distúrbios gástricos variados. A Damiana é conhecida principalmente por ser uma potencializadora sexual e afrodisíaca. Ambas são anti-oxidantes.

      Excluir
  8. Elas estão em todos lugares com certeza.Muitas pessoas não sabe da eficácia desta planta Damiana.

    ResponderExcluir
  9. Aqui no sudeste e chamada de funcionaria publica, as duas ja esta fechada! !!!!

    ResponderExcluir
  10. Essa planta linda e decorativa, tem muito no meu quintal. Só não sabia das sementes. Vou observar. Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite gostaria de saber si a chanana pode ser usado por pessoas tem gastrite, e pedras nos rins.??

    ResponderExcluir
  12. Rosilda gostaria de saber como se usa o chanana.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia . A dias estou curioso com essa história dessa planta damiana. Por acaso, aqui frente a minha casa próximo o muro e terrenos baldios tem um arbusto muito parecido com essas informações, mas tem receio que não seja a verdadeira Damiana/chanana. Moro em Espinosa MG .

    ResponderExcluir
  14. Ola! òtima pesquisa. Você sabe me dizer sobre os nutrientes dessa planta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe o endereço de onde posso comprar a tintura de chanana

      Excluir