A jaca é o fruto da jaqueira, árvore tropical trazida da Índia para o Brasil no século XVIII. É uma árvore que chega a 20 m de altura e seu tronco tem mais de 1 m de diâmetro. Na Índia, de onde a fruta é originária, a polpa é fermentada para ser aproveitada como matéria-prima para a fabricação de aguardente.
Como saber se esta pronta para ser consumida ? Para ser consumida assim que a casca torna-se amarelo-acastanhada. Com medidas que variam de 22 a 90 centímetros de comprimento e 13 a 50 centímetros de diâmetro, a fruta apresenta peso entre 3 e 60 quilos.
A jaqueira prefere principalmente regiões quentes e úmidas. Tem bom desenvolvimento e produção de qualidade, inclusive em locais de clima subtropical e semiárido, se adotado o uso de irrigação. Concentre o cultivo da planta em dias com bastante sol, temperatura média de 25 C e chuvas bem distribuídas.
Para realizar o plantio da jaqueira na época em que se inicia a estação das águas. Os solos devem ser férteis, bem profundos e drenados. Dê preferência para o tipo areno-argiloso com pH entre 6 e 6,5, sem que haja possibilidade de encharcamentos. Quando plantada em locais de temperaturas mais elevadas, a semente chega a germinar espontaneamente.
A semeadura deve ser diretamente em pequenos sacos pretos individuais, com medidas de 20 x 30 centímetros. Antes, preencha cada unidade com uma mistura de terra areno-argilosa. Também podem ser utilizadas três partes de terra de mata e uma de esterco de curral bem curtido. Retire as mudas quando atingirem 5 centímetros de altura. O transplantio deve ser feito quando as mudas alcançarem de 15 a 20 centímetros de altura.
A abertura das covas precisam ser feitas com dois meses de antecedência do plantio, nas medidas 50 x 50 x 50 centímetros ou 60 x 60 x 60 centímetros. As mudas necessitam de sombreamento parcial no início do plantio.
É possível identificar que chegou o momento da colheita pelo perfume acentuado das jacas. Estão prontos para colher após 180 a 200 dias do florescimento. No entanto, assegure o amadurecimento pressionando a casca com os dedos. Ela deve estar firme e com as saliências bem destacadas e amarelas.
Com a jaca ainda verde, seus gomos são mais firmes e não tem sabor adocicado. As fibras que envolvem os bagos podem ser cozidas gerando uma polpa macia e consistente que depois de picada ou desfiada absorve muito bem os temperos adicionados.
Dessa forma, ela pode ser utilizada como substituta da carne, gerando receitas como: salgadinhos, sanduíches, hambúrgueres, tortas, entre outros.
A semente de jaca é rica em amido, fibras, carboidratos e em antioxidantes. Ela pode ser consumida torrada no forno ou até mesmo ao ar livre em dias de sol quente.
As sementes torradas e trituradas formam uma espécie de farinha que pode ser usada em várias receitas, como bolos, biscoitos, pães e quibes.
As sementes ainda podem ser cozidas em panela de pressão com água e sal e consumidas em seguida, seu sabor lembra o do pinhão.
A vitamina C tem uma conhecida função antioxidante, por isso também retarda o envelhecimento das células, a produção de colágeno, proteína responsável por sua firmeza -entre outros benefícios.
A fruta é uma boa fonte de vitaminas A e C, que são essenciais para fortalecer o sistema imunológico e manter o corpo longe de resfriados e infecções. Ambas tem função antioxidante, entre outras propriedades benéficas para nosso sistema de defesa.
Visão mais saudável: a vitamina A presente na jaca protege seus olhos dos raios UV e previne catarata. Ela é eficaz para evitar a degeneração da retina.
Por ser rica em potássio, a fruta auxilia no equilíbrio da quantidade de sódio presente no organismo. Em excesso, ele é o principal responsável por elevar a pressão arterial. Ajuda do controle da pressão.
Ela ajuda a promover o movimento saudável do intestino, além de funcionar como laxante natural. As fibras contribuem no revestimento da membrana mucosa, o que reduz as chances de desenvolver câncer de cólon. Melhora a digestão
A jaca está associado a prevenção da anemia, já que o tipo ferro (mais comum) acontece justamente com a deficiência desse micronutriente. Como a fruta é rica também em vitamina C, isso aumenta sua absorção do mineral no sangue.
Atua no fortalecimento dos ossos Magnésio e cálcio são minerais encontrados em grande quantidade na jaca e ambos são essenciais para a saúde dos ossos. O magnésio é um dos nutrientes que serve para auxiliar na absorção de cálcio pelo corpo, e assim diminuir a perda óssea e aumentar sua densidade.
Receitas
Sorvete de jaca
1 xícara de bagas maduras
1/2 xícara de leite de coco ou leite de jaca
2 bananas maduras ou 6 castanhas do pará ou de caju
Colocar as castanhas em água morna, desprezar a água. Repetir.
Suco de 1/2 limão
Modo;
Bata todos os ingredientes até formar um purê
Leve ao congelador
Sirva com pedaços de frutas ou coco ralado.
Geleia de jaca
1 xicara de bagas sem sementes para processar
1/2 xicara bagas em cubos
Suco de 2 limões
raspas de casca de limão
Modo
Coloque a primeira xícara de bagas no liquidificador
Acrescente suco de 1 limão
Bata bem
Coloque em uma panela e misture com as raspas da casca de limão
Misture e leve ao fogo baixo
Mexa e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos
Acrescente as bagas em cubos e açúcar mascavo
Mexa e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos
Deixe esfriar
Coloque em recipientes de vidro esterilizados
Suco de jaca com limão
Para uma versão mais simples, com poucos ingredientes, o limão é uma ótima escolha para acompanhar a jaca, reforçando ainda mais os nutrientes da fruta.
Ingredientes
2 unidades de limão Taiti
10 gomos de jaca
1 litro; de água
a gosto. açúcar ou adoçante
Modo de preparo
Prepare a jaca removendo os caroços dos gomos e esprema o suco do limão na hora de usar. Bata tudo no liquidificador, acerte o adoçante e sirva bem geladinho.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores resultados ao consumir esse suco, ele deve ser aliado a uma rotina de alimentação saudável.
0 comentários:
Postar um comentário