OBS; Caso esteja utilizando um smartphone ou tablet, role até o final da página e selecione "visualizar versão para a web" para ver a página original.
Nome científico: Eugenia pyriformis Cambess
Uvaia é conhecida como uma fruta do mato, mas que vale a pena experimentar e aprender sobre os benefícios! Seu sabor é intenso, assim como seu perfume, de flor branca e a fruta amarela, arredondada e possui duas sementes. O sabor, apesar de intenso e um pouco azedo, e desse fato que surgiu seu nome ubaia, que em tupi significa fruto azedo.
Os frutos da uvaieira amassam, oxidam e ressecam muito facilmente, aproveite a época da frutificação setembro e janeiro.
A uvaia, por ser nativa da Mata Atlântica, é muito usada em diversos projetos de reflorestamento, servindo de alimento para aves e pequenos animais, os atraindo novamente para seu habitat. Sua madeira não é comercialmente utilizada, sendo apenas usada por locais para utilidades domésticas (lenha, moirões etc).
Clima e Solo
Pode ser encontrada em temperaturas entre 9,4 a 26,4 °C, com chuvas uniformemente distribuídas na Região Sul e periódicas, nas demais regiões. O regime de precipitação pluvial média anual pode ocorrer desde 1.100 mm no Estado de São Paulo, a 2.300 mm no Paraná. Suporta geada. Requer solos de alta fertilidade, bem drenados, úmidos, com textura areno-argilosa. Pode ocorrer em solos graníticos até eruptivos, sedimentares e aluvionais.
Plantio da Uvaia
É recomendável que se plante a uvaia em pleno sol, em covas de no mínimo 50 cm de profundidade em terra misturada com areia e matéria orgânica. A planta cresce rápido e não necessita de cuidados especiais. Depois de desenvolvida, a irrigação promovida pela chuva já é suficiente. Quando em desenvolvimento, irrigar uma vez ao dia.
Como o pé de uvaia se desenvolve melhor sob a luz solar, deixe-a em algum lugar onde haja incidência de no mínimo quatro horas de luz solar por dia.
Seus frutos são ricos em vitamina A e C (quatro vezes mais que a laranja), combatendo os radicais livres e, consequentemente o envelhecimento celular.
É eficaz na prevenção de algumas doenças cardiovasculares, câncer, doenças derivadas do envelhecimento, além de serem muito indicados para acompanhamento no tratamento de HIV, no tratamento de tumores, malária, processos inflamatórios e para diminuir o nível de ácido úrico.
Existe uma poderosa substância encontrada na uvaia que a faz estar entre os Remédios Naturais para Malária, semelhante ao quinino, que tem sido diretamente associada a neutralização desses parasitas da malária de indução.
É rico em flavonoides, nomeadamente, procianidina, catequina e epicatequina, que possuem propriedades antioxidantes e ajudam a proteger as células dos danos enquanto fortalecem o coração. Ajuda a melhorar a função endotelial e estimular o colesterol HDL benéfico. Isso ajuda na prevenção da formação de coágulos sanguíneos fatais, que podem levar ao acidente vascular cerebral ou à insuficiência cardíaca.
Na fruta pode encontrar licopeno protege o corpo contra os raios ultravioletas nocivos, mantendo a pele com uma aparência mais jovem e saudável. A maioria das frutas e legumes possuem os melhores nutrientes quando comidos crus.
Os usos mais comuns são para suco, geleia, doces, licores, sorvetes e outros produtos. A polpa do fruto pode ser conservada a -18 oC, em sacos plásticos ou câmaras frias, ou freezer comum, podendo ser utilizada para se fazer os produtos usuais.
Geleia de uvaia
600g de polpa de uvaia (sem as sementes claro)
1 xícara (chá) de água mineral
400g de açúcar
modo de fazer
Bata a polpa com a xícara de água no liquidificador, passe pela peneira e junte o açúcar. Leve ao fogo numa panela grande de fundo grosso e cozinhe mexendo sempre até atingir o ponto de geleia (ao pingar num prato ela não escorre). Coloque em vidros esterilizados com água fervente e bem secos e guarde na geladeira.
A geleia é saborosa e mantém todas as propriedades da fruta podendo ser consumida com pães, torradas e bolos. Quando bem armazenada, cada pote tem validade de até 2 meses guardada na geladeira, por isso, siga todas as instruções de armazenagem corretamente.
0 comentários:
Postar um comentário