12 de ago. de 2021

Rabanete

 OBS; Caso esteja utilizando um smartphone ou tablet, role até o final da página e selecione "visualizar versão para a web" para ver a página original.

Rabanete 


A tempos atrás os egípcios e babilônios já consumiam rabanetes, sendo em 4.000 a. C começou a ser consumido na China e Coréia. Era muito precioso na Roma e Grécia antiga, os romanos foram os responsáveis pela expansão do consumo em toda a Europa.

Geralmente a raiz do rabanete é sempre branca, mas pode ser encontrada em variedades rosadas. Em vez disso, a casca pode ser preta, roxa, vermelha ou branca.


Existe algumas variedades de rabanetes 

Alguns rabanetes tem  forma esférica, oval ou cilíndrica e de menor tamanho. Sua raiz é branca e sua casca pode ser de cor vermelha, rosada, roxa ou branca.

As variedades redondas chegam à medir uns 5cm de diâmetro, enquanto que as alongadas podem chegar a medir até 15 cm de altura.

Época de Semeadura Todo o ano
Ciclo (dias)32 Verão / 37 Inverno
Ciclo Verão (dias)32
Ciclo Inverno (dias)37
Comprimento comercial 08 - 12 cm
Diâmetro comercial 01 - 02 cm

Número de sementes por grama: 80 a 90

Germinação: 04 a 06 dias

Regar sempre que necessário pela manhã.


 As sementes devem ser plantadas diretamente nas covas a 1cm de profundidade, respeitando o espaçamento de pelo menos 30 cm entre as plantas. As sementes germinam em 5 a 10 dias e podem ser colhidas após 1 mês aproximadamente.

A temporada do rabanete é maio, junho e julho nesta época poderá encontrá-lo mais facilmente nos comércios, e poderá ser encontrado no inverno se a colheita for realizada em estufas. Portanto, podemos encontrar rabanetes em qualquer estação.

O rabanete é um vegetal que prefere climas temperados, considerando-se que o desenvolvimento vegetativo ocorre entre 6 °C e 30 °C, e o ideal é de entre 18-22 ° C. É uma planta que se adapta a qualquer tipo de solo, mas prefere profundo, argiloso, neutro.


Rabanete chinês, japonês ou daikon:

Se trata de um exemplar cilíndrico e alongado, de cor branco e sabor suave. Como sua denominação indica, procede do Japão.


Rabanete Ping Pong.

O Rabanete Branco é um rabanete com sabor doce, crocante e muito suave, ao contrário de alguns tipos que são tipicamente picantes. Cresce até o tamanho de uma bola de golfe. Sua casca e carne são brancas. Esta variação de Rabanete Branco é conhecido como Rabanete Ping Pong.

Rabanete preto ou de inverno
É cilíndrico e redondo, cuja casca apresenta uma cor preta e é muito difícil de digerir, enquanto que por dentro é branco e mais digestivo.

Característica nutritiva do rabanete 

O rabanete é um vegetal que contém cerca de 95% de água, é um dos vegetais com elevado teor de água. Seu baixo teor de hidratos de carbono (2%), gordura (0,5%) e proteínas (0,6%). Fornece cerca de 17 Kcal/100g, colocando-o em um dos alimentos de baixa caloria. Proporciona também uma quantidade significativa de vitaminas e minerais.
Tem elevado teor de magnésio, fósforo, ferro, potássio e cálcio, sendo o mineral encontrado em concentrações mais elevadas. Também podemos encontrar grandes quantidades de zinco.

Vitaminas 
Em termos de vitaminas, destaca seu alto teor ácido de vitamina C, encontrando-se em segundo lugar de importância os folatos. Na sua composição também pode encontrar-se quantidades significativas de outras vitaminas, tais como a vitamina B2, B6 e niacina.

Trata mordidas de insetos

O rabanete tem ação antipruriginosa, ou seja, combate a coceira em excesso que pode ser causada por mordidas de insetos. O suco preparado a partir do alimento ainda ajuda a reduzir a dor e o inchaço, e traz suavidade à região do corpo que foi afetada.

Propriedades e benefícios
o rabanete pode ajudar a saúde e boa forma, possui compostos chamados isotiocianatos (ITCs) que já foram apontados como substâncias eficientes no combate aos radicais livres, que podem causas envelhecimento precoce ou mesmo alguns tipos de câncer. Ele é fonte de vitamina C, um nutriente que estimula o sistema imunológico e participa da formação de colágeno na pele.
O consumo de ITCs por meio da dieta tem sido relacionado com a redução do risco de diversos tipos de câncer, incluindo pulmão, esôfago, mama, próstata, fígado, intestino delgado, cólon e bexiga.


Ajuda na perda de peso
O rabanete é uma ótima opção para os cardápios das refeições. Além de ser pobre em calorias, ele fornece diversos nutrientes que o corpo precisa para funcionar adequadamente. o vegetal é fonte de fibras, que promovem a sensação de saciedade ao organismo e ajuda a controlar o apetite e, por consequência, a diminuir a ingestão de calorias.

Ajuda no tratamento da icterícia

A icterícia é causada pelo acúmulo de bilirrubina no corpo, uma substância amarelada formada através da morte dos glóbulos vermelhos do sangue e produzida na bile.
Com isso, ela ajuda a remover a bilirrubina em excesso normalizando os seus níveis, bem como a diminuir a quantidade de glóbulos vermelhos que são afetados. 

Auxilia contra problemas urinários

 rabanete possui efeito diurético, ou seja, estimula a liberação de líquidos pelo organismo, o que é ótima para quem sofre com retenção de líquidos ou dificuldade em urinar.

Ele também ajuda a combater a inflamação e a sensação de queimação que pode surgir na hora de urinar, bem como auxilia na limpeza nos rins e contribui para prevenir o surgimento de infecções nos órgãos e no sistema urinário.

Saúde cardiovascular

Tem substâncias com ação antioxidante que já foram associadas à diminuição do surgimento de doenças cardiovasculares.

 Ajuda  no funcionamento do intestino 

Estimula a produção da bile, um fluido produzido no fígado que participa do processo de digestão de gorduras e absorção de nutrientes, e ajuda a proteger o fígado e a vesícula biliar. O vegetal favorece os movimentos intestinais e a formação do bolo fecal, o que traz alívio quanto aos sintomas de prisão de ventre.

Contribui para massa muscular 

O vegetal também pode ajudar no fornecimento de energia para o treino, por se tratar de uma boa fonte de carboidratos, já que possui um baixo índice glicêmico.
É é uma boa opção para acompanhar uma refeição que visa ganho de massa muscular por ser fonte de proteínas, um elemento essencial para a construção e reparação dos músculos.



Receita 
Sanduiche natural de rabanete
1 Baguete Pão integral 
1 Colher (sopa) Requeijão light
2 Rodelas Tomate
3 Rodelas Rabanete
2 Folhas Alface
3 Unidades Azeitona preta sem caroço e picada

Modo
Corte a baguete ao meio e então passe o requeijão uma colher (sopa) em cada metade da baguete;
Em seguida coloque o  alface, as azeitonas, depois os tomates, o rabanete.



Rabanete em conserva
10 rabanetes cortados em rodelas
¼ de xícara (de chá) de vinagre de arroz com açúcar
1 colher e ½ (de sopa) de sal
Gergelim preto torrado a gosto

Modo
Envolva as fatias do rabanete no sal e esperar 15 minutos até que desidratem. Descarte a água. Em seguida, deixe as fatias marinarem no vinagre de arroz com açúcar por 1 hora. Passado esse tempo, a receita está pronta. Sirva com gergelim preto.



Salada refrescante de rabanete com laranja
6 rabanetes fatiados
2 laranjas picadas
1/4 xícara de cebolinha verde 
1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
raminhos de manjericão
Sal á gosto

Modo 
Lave e fatie os rabanetes em rodelas. Corte a laranja em cubos tendo e remova as sementes. Reserve um pedaço de laranja sem cortar. Em uma travessa disponha os rabanetes e as laranjas cortadas, adicione a cebolinha verde picada, raminho de manjericão e tempere a seu gosto com sal e azeite de oliva. Esprema o pedaço de laranja que deixou reserva e misture bem. Leve à geladeira por pelo menos 10 minutos antes de servir.



Salada de rabanete, cenoura e grão-de-bico
1/2 xícara (chá) de rabanete fatiado em rodelas finas
2 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
1 xícara (chá) de cenoura ralada
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de coentro em grãos moído
6 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
Sal a gosto

Modo
Em uma travessa, misture o grão-de-bico, a salsinha, a cenoura e o rabanete. Reserve. Na hora de servir, misture à parte o suco de limão, o coentro, o sal e o azeite até formar um molho. Se desejar pode acompanhar com mini-agrião.



















 

 

0 comentários:

Postar um comentário

anuncio

Seja bem-vindo ao Tudo Natural,onde você encontra receitas naturais para o seu bem estar e o de toda a sua família.