22 de abr. de 2023

Endro ou aneto, dill (Anethum graveolens)

 


Endro ou aneto, dill (Anethum graveolens), 

O endro é mais usado em combinação com picles, mas esta erva aromática pode ser utilizada de muitas e variadas formas para além de um mero acompanhamento. Popular na maior parte da Europa, no Médio Oriente e na Escandinávia.

Os Antigos Gregos usavam-no como remédio para soluços, enquanto as suas sementes eram usadas como sedativos no antigo Egito. os gregos também apresentavam coroas de endro aos seus atletas campeões e poetas, os quais as usavam como coroas.

Na Idade Média, acreditava-se que o endro tinha propriedades mágicas para proteger casas ou para fazer feitiços de amor.

É uma erva muito semelhante em aparência ao funcho ou erva-doce, mas que apresenta um sabor e aroma diferente,  levemente azedo, similar ao do limão, embora o aroma seja parecido com o de anis. A diferença entre a planta endro, e que tem um sabor mais anisado e refrescante, já o funcho é mais encorpado e quente.

É uma planta perene que pode ser semeada em qualquer época do ano, já que se adapta bem a diversos tipos de clima.

Ambos são ótimos para melhorar a digestão, além de serem calmantes. O endro é bom para umidificar o organismo, ou seja, ótimo para pessoas que tem dificuldade em ir ao banheiro.


Plantio em vaso

Para plantar endro/aneto em vasos, escolha um recipiente com furos e com mais de 25 centímetros de profundidade. Faça uma camada de drenagem no fundo, utilizando brita (pedra de construção) ou argila expandida. e prepare uma mistura com areia, terra comum e terra vegetal, na proporção de 1:1:1 e coloque no vaso e adicione um pouco de húmus de minhoca ao substrato.

Preencha até a boca do vaso e coloque as sementes da planta a 0,5 (meio) centímetro de profundidade.

A planta é sensível a transplantes, por isso é recomendado o plantio direto no local definitivo. Trata-se de uma planta da família Apiaceae, de ciclo anual e herbácea, de porte ereto, que pode alcançar 1,20 m de altura. As folhas são finas, alternadas, pecioladas, verde brilhantes e filiformes, semelhantes às do funcho, porém menores. As flores são amarelas, dispostas em quatro a oito umbelas.





Cultivo

O solo deve apresentar pH variando de 5,5 a 6,5. Quanto à adubação, pode ser utilizado esterco e 300 g de adubo mineral formulado (NPK) para cada 10 m2 de canteiro. No que diz respeito à umidade, o solo deve ser úmido, pois solo seco e alta temperatura do ar contribuem negativamente para florescimento precoce, o que faz com que a planta apresente menor teor de óleo essencial, o que não é desejável.

 A semeadura pode ser realizada em sementeira, com a semente colocada de 0,5 a 1,0 cm de profundidade. A germinação acontece de sete a 21 dias, sendo que no caso da sementeira o transplantio das mudas deve ocorrer de 25 a 30 dias após a germinação.

O ciclo da cultura varia de 90 (verão) a 120 dias (inverno), sendo que a incidência direta de luz solar durante o dia favorece o crescimento e desenvolvimento das plantas. 

 O endro no dia em que é colhido é usado em frascos selados em papel de alumínio para conservar a frescura e o aroma e preservar a sua cor verde fresca.



Uso culinário 

Muito utilizado em dietas sem sal, pois é rica em sais minerais. As sementes são apreciadas na culinária, podendo ser usadas inteiras ou moídas em sopas, pratos de peixe, conservas, legumes, tortas de maçã, manteiga de aneto, bolos e pães.

As flores podem ser adicionadas em frasco de pepinos e couve-flor em conserva. As folhas podem ser picadas e adicionadas em sopas, saladas de batata, queijo-creme, ovos, salmão e carne grelhada.

No entanto, apesar de todos os benefícios, ele tem algumas contra-indicações: ele não é recomendado para grávidas por estimular a menstruação, e pode causar alergias em pessoas que apresentam reações a plantas da família da cenoura.



RECEITA

2 pepino japonês

1/2 cebola roxa

1 xicara de ervilha

caldo de limão

1 1/2 colher de vinagre de vinho tinto 

3 colheres de sopa de azeite 

5 ramo de endro 

sal a gosto 

e cubos de gelo

Junte a cebola descascada em pétalas com o vinagre, cubos de gelo e cubra com água e deixe por 10 minutos. 

lave os pepinos tire as pontas e corte os pepinos no meio, corte em tirar e depois pique e transfira para a tigela.

Escorra a cebola a misture com o pepino e a ervilha, adicione caldo de limão, azeite, vinagre e sal e adicione as folhas de endro picada, misture e sirva,




0 comentários:

Postar um comentário

anuncio

Seja bem-vindo ao Tudo Natural,onde você encontra receitas naturais para o seu bem estar e o de toda a sua família.