9 de set. de 2011

Castanha do Iratapuru

OBS; Caso esteja utilizando um smartphone ou tablet, role até o final da página e selecione "visualizar versão para a web" para ver a página original.



A Bertholletia excelsa, popularmente 
conhecida como castanha-do-brasil, castanha-da-amazôniacastanha-do-acre, castanha-do-pará, noz amazônica, noz boliviana, tocari ou tururi, é uma árvore de grande porte, muito abundante no norte do Brasil.

Na Amazônia, na comunidades do Iratapuru, no Amapá, e descobriu o ritual mágico que envolve a colheita desse fruto.

Agora, você saberá mais sobre essa tradição.

Do rio Iratapuru se localiza ao sudoeste do Amapá, na calha norte do rio Amazonas, no chamado Escudo das Guianas, região geologicamente muito antiga e biologicamente única, que compreende o norte da bacia do Amazonas. O escudo abarca, além das Guianas, parte do Suriname e Brasil. As rochas mais antigas desse escudo datam de mais de 2 bilhões de anos atrás. São chamados escudos, pois abrigam as maiores áreas de afloramento de rochas pré-cambrianas da América do Sul. É uma região geológica separada de todas as outras pelos rios Negro e Amazonas.

O caminho até as castanheiras é muito difícil, pois para chegar até elas é necessário uma viagem de canoa que dura três dias e inclui, além de uma longa caminhada, a passagem por cachoeiras, igarapés e igapós, seguindo o rio Irapuru.


Extração do leite da castanha. 
As mulheres ralam as castanhas até surgir uma massa branca e úmida. O contato dela com a água é a origem do leite da castanha.
Branquinho, e cremoso e extremamente nutritivo, ele hidrata a pele e alimenta os habitantes da floresta


0 comentários:

Postar um comentário

anuncio

Seja bem-vindo ao Tudo Natural,onde você encontra receitas naturais para o seu bem estar e o de toda a sua família.