6 de mai. de 2012

O ARROZ DO NOSSO DIA-A-DIA


OBS; Caso esteja utilizando um smartphone ou tablet, role até o final da página e selecione "visualizar versão para a web" para ver a página original.



O arroz é o alimento mais importante do mundo, é cultivado em mais de 100 países e consumido regularmente por mais de dois terços da população mundial sendo a principal fonte de proteína dessas pessoas em todo o mundo.

Este alimento é de uma planta silvestre de algumas regiões da Índia e da zona tropical da Austrália. Existem provas que era plantado no Vale dos Eufrates e na Síria, quatro séculos antes de Cristo.O arroz nasceu na Ásia, afirmam historiadores, para posteriormente, conquistar o mundo, desbravando hectares e hectares de terras, seguindo deste continente para a Europa e norte da África. Batizado como "arroz" na Espanha, onde foi levado pelos árabes, já era cultivado na Itália, em 1468, próximo a Pisa. A introdução do arroz na América teria ocorrido através do sul dos Estados Unidos.O cultivo do arroz irrigado presente em todas as Regiões brasileiras destaca-se na Região Sul. Nas demais regiões as produções de arroz irrigado não são significativas.

POLIDO: Este arroz do não é dos mais nutritivos, mas ainda assim é fonte de carboidratos e proteína. Seu empobrecimento se deve à retirada da casca, embora já existam nos supermercados versões enriquecidas com minerais como zinco e ferro. Pode ser utilizado em preparações como: bolinhos, sopas, entre outras.

INTEGRAL: O arroz integral tem vitaminas do complexo B. Contém três vezes mais fibras do que o industrializado, cinco vezes mais vitaminas e quatro vezes mais magnésio. Para que o arroz integral não fique duro deve ser colocado de molho umas horas antes de ser cozinhado. Lembrando que ele precisa de muito líquido e mais tempo para cozinhar.

CATETO: Com grãos intactos, mantém sua película e o gérmen, concentrando assim seu valor nutricional. Com grãos curtos, curvados e um pouco transparentes tem grande quantidade de amido,quando preparado tende a ficar mais macio e cremoso. Seu uso é bastante popular na cozinha chinesa e no preparo de sushi, é servido sem tempero pelos japoneses.

PARBOLIZADO: O arroz passa por um tratamento com água fervente, que consiste em cozinhar parcialmente os grãos com casca, aumentando o valor nutritivo e tem vitaminas do complexo B. É pré-cozido, o que lhe dá um sabor diferente. Quando cozido, fica sempre soltinho e seu preparo é mais rápido e conserva-se por mais tempo.

ARBÓREO: Tem grão arredondados e curto. É o mais usado para fazer risoto, ele concentra bastante amido, o que confere aquela consistência cremosa. Também tem uma incrível capacidade de absorver condimentos.

VERMELHO: É o arroz integral do parbolizado, rico em fibras, proteínas, vitaminas e sais minerais. Possui um saber amendoado e cor exótica e fica sempre soltinho quando preparado. Ele pode estar presente na sua comida de várias maneiras diferentes, em saladas, risotos, e até misturado a outros tipos de arrozes.

NEGRO: Não é muito popular, embora seja conhecido na China há milhares de ano. Este tipo de arroz contém mais proteína e mais  fibra em relação ao arroz integral. É rico em vitaminas.

SELVAGEM: Na verdade é uma gramínea e não se trata de uma qualidade de arroz. Produzido por uma planta aquática que cresce espontaneamente nas margens dos Grandes Lagos norte-americanos e canadenses.Tem  parte externa firme e escura,e no interior é claro e macio, formando um contraste atraente de cor e textura. As suas qualidades nutricionais também chamam a atenção, pois este grão é pobre em gorduras e rico em proteínas, lisina (uma aminoácido) e fibras. É também uma boa fonte de potássio, fósforo e vitaminas


RECEITAS

ARROZ VERDE E AMARELO

2 colheres(sopa) de óleo
1 cebola picada 
2 xíc(chá) de arroz lavado e escorrido
1 cubo de caldo de legumes
4 xíc(chá)de água
3 colheres(sopa) de manteiga
3 ovos
1 xíc(chá ) salsa
2xíc(chá) de batata palha
e alho a gosto

preparo

Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio,refogue a cebola, alho,arroz,e o caldo de legumes.Adicione a água, espere ferver, abaixe o fogo e cozinhe,com a panela semitampada, por 15min ou até secar a água e o arroz ficar macio. Em uma frigideira, aqueça a manteiga em fogo médio, despeje os ovos, a salsa, espere firmar e misture com uma colher, formando pedaços, como ovos mexidos. Misture os ovos mexidos ao arroz ainda quente, transfira para uma travessa, espalhe a batata palha por cima e sirva em seguinda.

ARROZ CREMOSO

4 xícaras de chá de arroz
100 g de presunto cortado em tirinhas
100 g de queijo mussarela cortado em tirinhas
350 g de creme de leite
1 xícara de chá de leite
3 gemas de ovo
1 tempero verde picado a gosto
Sal temperado a gosto
1 manteiga para untar

preparo

Em uma vasilha coloque o creme de leite, o leite, as gemas, o tempero verde, o sal e misture bem.
Unte um refratário com manteiga, coloque uma camada de arroz cozido, o molho cremoso, uma camada de presunto e outra de queijo.
Novamente uma camada de arroz cozido, o restante do presunto e do queijo. Termine colocando o restante do molho cremoso. Leve ao forno pré-aquecido até derreter o queijo.
Sirva em seguida.


ARROZ COM BERINJELA

200 gramas de arroz integral
500 gramas de tomate em rodelas
2 berinjelas cortadas em rodelas
2 dentes de alho amassados
2 cebolas em rodelas
1 pimentão
tominho a gosto
Suco de limão

preparo

Cozinhar o arroz integral em água e sal durante 40 minutos e escorrer. Em uma frigideira antiaderente, refoqar a cebola e o alho amassado durante alguns minutos no suco de limão. Temperar com sal, tomilho a gosto, a berinjela e o tomate e refogar em uma frigideira com tampa.
Numa travessa, intercalar camadas de arroz, berinjelas-tomate, cebola-alho e o pimentão, até acabar os ingredientes. Levar ao forno médio para alto por 30 minutos e servir.



Arroz/Galinhada

1 Galinha de mais de 1,5 Kg 
1/2 copo de vinagre 
1/2 copo de óleo 
1 lata de milho   
4 tomates 
2 pimentões picados 
50g de cheiro verde 
8 dentes de alho 
1 pimenta dedo de moça 
2 cenouras raladas 
2 cebolas 
4 copos de arroz
sal a gosto 

Numa panela despeje um pouco de óleo e deixe um pouco no copo, 4 dentes de alho, a galinha, o vinagre, a pimenta e 1 litro d'água. Para não errar no tempo, destampe a panela e confira se a galinha está macia. Depois, adicionar o tempero para o caldo: a cebola, o cheiro-verde, o pimentão, o milho, e os tomates sem a pele. Deixe ferver por alguns minutos para reforçar o sabor. 
Em outra panela despeje o restante do  copo de óleo, 4 dentes de alho, 4 rodelas de cebola, a cenoura ralada e o arroz (sal a gosto). Para terminar é só misturar a galinha, que o caldo vai cozinhar o arroz.










0 comentários:

Postar um comentário

anuncio

Seja bem-vindo ao Tudo Natural,onde você encontra receitas naturais para o seu bem estar e o de toda a sua família.