OBS; Caso esteja utilizando um smartphone ou tablet, role até o final da página e selecione "visualizar versão para a web" para ver a página original.
PEQUI, HUMMM....piqui, piquiá, amêndoa-de-espinho, grão-pequiá, suari e pequerim, entre outros nomes
O pequi, fruto é nativo do cerrado brasileiro. A árvore do pequi atinge geralmente 10 metros de altura, tronco com ramos grossos, de casca áspera e rugosa de cor castanha acinzentada.
Folhas pilosas, recobertas com pelos curtos, compostas, formadas por três folíolos com as bordas recortadas. Da polpa pode se extrair também o azeite de pequi, um óleo usado para condimento e na fabricação de licores. Na língua indígena, pequi significa “casca espinhenta”. O pequi é também conhecido como piqui, piquiá, amêndoa-de-espinho, grão-pequiá, suari e pequerim, entre outros nomes. Do tupi: “py” significa casca e “qui”, espinho.
De cor verde, quando maduro, possui em seu interior um caroço revestido por uma polpa macia e amarela, a parte comestível. O pequi pertence à família das caricáceas, pode ser encontrado nos estados de Rondônia, Minas Gerais, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e Ceará, e em Goiás podem ser encontradas todas as espécies. A frutificação ocorre entre os meses de setembro e fevereiro.
O pequi faz parte da culinária goiana há séculos, desde o início do século XVIII, nas antigas vilas de Meia Ponte (hoje Pirenópolis), e Vila Boa (cidade de Goiás). Por ser rico em óleo insaturado, vitaminas A, C e E; fósforo, potássio, magnésio e carotenóides; sua ingestão previne tumores, problemas cardiovasculares e evitam a formação de radicais livres.
O consumo do pequi requer cuidado, em razão dos inúmeros e minúsculos espinhos encontrados debaixo da polpa. Assim, é indicado que se roa o caroço, lentamente, ao invés de mordê-lo.
PEQUI COM ARROZ
1 colher(sopa) de azeite
1 colher(sopa) de cebolinha picada
1 colher(sopa) de salsinha picada
150 gr de costela de porco
1 copo de arroz
5 pequis
1 cebola picada
2 tomates
Azeite
1 colher(sopa) de Alho
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Colocar um pouco de óleo em uma panela, fritar as costelinhas, adicionando um pouquinho água até ficar macia e deixa secar um pouco.
Acrescentar o azeite, a cebola, o alho, o arroz, os tomates e o pequi e deixar refogar por uns minutos
Adicionar água que baste para cobrir e ir adicionando conforme a necessidade, até estar cozido.
Acrescentar o sal e a pimenta e a cebolinha.
Deixar cozinhar até o arroz secar
Na hora de servir colocar salsinha picada
FRANGO COM PEQUI
1 Kg de frango cortado
3 dentes de alho amassados
6 pequi
1 cebola picada
1 pimenta-bode ou cumari
1cheiro verde a gosto
1 xícara chá de óleo
1 colher sobremesa de açafrão
sal e pimenta do reino a gosto
3 xícaras -chá de água
Modo de Preparo:
Tempere o frango com o alho, o sal, a pimenta do reino e a pimenta-bode. Reserve e enquanto isso lave o pequi e reserve.
Em uma panela, aqueça o óleo em fogo alto. Doure os pedaços de frango, retire da panela e reserve. Retire um pouco de óleo, deixe um 2 colheres (sopa).
Abaixe para fogo médio, adicione a cebola e refogue até dourar. Coloque o pequi, e frite por 3 minutos mexendo sempre. Volte o frango a panela, misture bem. Adicione o açafrão e refogue por alguns minutos, adicione a água e cozinhe até que o frango e o pequi estejam macios. Cerca de 25 minutos. Deixe um pouco do caldo. Retire o frango da panela, passe para uma travessa. Polvilhe o cheiro-verde.
0 comentários:
Postar um comentário