OBS; Caso esteja utilizando um smartphone ou tablet, role até o final da página e selecione "visualizar versão para a web" para ver a página original.
O maracujá é rico em vitamina C, vitamina B3, B1 e B2, ferro, cálcio, fósforo, fibras e a polpa da fruta guarda vitaminas que contribuem muito com a saúde da pele e dos cabelos. . Além disso, também contém uma substância chamada passiflorina ou maracujina, que tem propriedades sedativas, mas não é prejudicial a saúde pois não causa dependência.
Cultivo
O maracujazeiro é ideal para regiões tropicais e subtropicais, com temperatura média mensal de 26 a 27ºC. Para florescimento e frutificação, necessita de calor, umidade no solo e dias longos.
Lugares com chuvas intensas não são sugeridas e ocasionam redução na polinização pois a ação dos insetos polinizadores diminuem, ou até param. Secas prolongadas ocasionam a queda de frutos.
A plantação é feita normalmente por sementes. Para obter, retire a polpa do fruto e deixe fermentar em recipiente de vidro ou louça por 3 ou 4 dias. Depois da fermentação, lavar as sementes em água corrente, sobre uma peneira. As sementes guardadas em temperatura ambiente, em sacos plásticos, duram até 3 meses. Para maior tempo de conservação, devem ser embaladas em sacos de papel, protegidas com saco plástico e guardadas em geladeira doméstica. Com esse processo, as sementes guardam seu potencial germinativo por até 12 meses.
Por três sementes em cada saquinho, a um centímetro de profundidade. Molhar o viveiro em dias alternados, sem encharcar.
As mudas estarão aptas para o campo assim que estiverem com 4 folhas. O terreno para plantio deve ser preparado com aração, deixando-o bem nivelado.
Para o plantio é necessário preparar sulcos com 50 cm de profundidade, ou covas com 40 cm x 1 metro x 50 cm. Cada cova ou sulco deverá receber a adubação de plantio, nas seguintes proporções: a)30 a 50 litros de esterco de curral curtido; b)1 kg de super fosfato simples; c)200 g de sulfato de zinco e 10 g de bórax.
Manter a cultura em terreno limpo, realizar a poda.
- podar na primavera;
-a planta não pode estar em dormência;
-não pode ser realizada após surgirem os botões florais;
A época de produção do maracujazeiro é de dezembro a agosto e a colheita é feita quando o fruto completar seu desenvolvimento, entre 60 a 80 dias, depois do florescimento, quando o fruto se desprende da planta.
A colheita manual é o método convencional, os frutos devem ser recolhidos em intervalos de 3 a 4 dias. Manter a cultura em terreno limpo, com o uso de roçadeiras, realizar a poda, com atenção para alguns itens:
Maracujá com hortelã
Suco de Maracujá concentrado a gosto
01 xícaras de chá de hortelã
Leite Condensado a gosto
Cubos de gelo
Modo de preparo
Faça um chã de folhas de hortelã e reserve algumas para adicionar ao suco quando estiver no liquidificador. Coe e deixe esfriar o chá, coloque no liquidificador com o suco, o leite condensado, as folhas de hortelã e o gelo. Bata até que fique homogêneo.E sirva .
Maracujá com manjericão
½ polpa de maracujá
6 folhas de manjericão
300 ml de água
Açúcar a gosto
Modo de preparo
Bata os ingredientes no liquidificador, coe e leve à geladeira.
Mouse de maracujá
1 lata de leite condensado
1 cx de creme de leite
1 copo de suco de maracujá concentrado
polpa e sementes de 1 maracujá
1 envelope de gelatina incolor
Caramelo com maracujá
1 xícara de açúcar
Polpa de 1 maracujá
1 xícara de água
Coloque as sementes do maracujá com açúcar a gosto em uma panela mexa até ficar uma caramelo deixe esfria.
Modo de preparo
Dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem.
Misture os demais ingredientes, exceto a polpa, no liquidificador, junto com a gelatina dissolvida.
Bata tudo até que fique bem homogêneo.
Despeje em um refratário,
coloque a polpa por cima feita um caramelo e leve á geladeira até a hora de servir.
Obs:A farinha da casca do maracujá é rica em pectina, fibra solúvel que possui a capacidade de reter água, formando géis viscosos que retardam o esvaziamento gástrico e o trânsito intestinal, eliminando parte da gordura e açúcares ingeridos na refeição.
ResponderExcluir