OBS; Caso esteja utilizando um smartphone ou tablet, role até o final da página e selecione "visualizar versão para a web" para ver a página original.
BANANA
A bananeira pertence à família botânica Musaceae e é originária do Extremo Oriente. A planta se caracteriza por apresentar caule suculento e subterrâneo,o tronco é formado pelas bases superpostas das folhas, folhas grandes e flores em cachos que surgem em série à partir do chamado "coração" da bananeira.É uma planta tipicamente tropical, exige calor constante, precipitações bem distribuídas e elevada umidade para o seu bom desenvolvimento e produção
Seus Benefícios
A banana é um fruto com elevado teor de cálcio, magnésio, vitaminas e potássio, indicado para problemas musculares e como preventivo para quem sofre com cãimbras.
Para aquelas pessoas que têm dificuldade em adormecer, uma banana à noite trata insônia e tranquiliza, favorecendo a calma.
É considerado um fruto com bastantes calorias, mas como sacia a fome, acaba por ser indicado para dietas de emagrecimento, pois evita a ingestão indevida de outros alimentos bem mais prejudiciais à saúde.
.Banana-nanica ou banana d'água
É a mais conhecida no Brasil e contém 87 calorias a cada 100 gramas. Seu nome vem do pequeno tamanho da bananeira, resistente aos ventos fortes.
Banana-Ouro
O tamanho é inferior a 10 centímetros, é o menor dos tipos nacionais, mas com maior número de calorias, 158 em cada 100 gr . Encontrada desde o litoral de Santa Catarina até o Espírito Santo, possui uma polpa doce e perfumada
Banana-da-terra ou banana-comprida
A banana-da-terra e a banana-figo são utilizadas fritas
Banana-anã
A banana-anã, que deve, contudo, ser preparada à milanesa,é passada por ovo batido e, depois, por farinha de trigo e farinha de rosca antes de ser frita, caso contrário, desmancha-se durante a fritura. A banana-anã é ainda utilizada para assar.
Banana Figo
A banana tem alto valor nutritivo, muito rica em açúcar e sais minerais, principalmente cálcio, fósforo e ferro, e vitaminas A, B1, B2 e C. Fácil de digerir, pode ser dada às crianças a partir dos 6 meses de idade. Quase não tem gordura, é indicada nas dietas baixas em colesterol. Pode ser consumida ao natural, como sobremesa, salada de frutas, bolos, tortas, vitaminas, sorvetes, mingaus, recheios de aves e carnes, farofas, musses e sanduíches.
A banana-maçã ou Banana Branca
|
É indicada para problemas intestinais, ao aumentar facilmente o volume da massa fecal, ainda que possa causar aparente obstipação.
Por ser de fácil digestão, a banana maça é recomendada às crianças e aos que sofrem de distúrbios digestivos, porque suaviza o trato intestinal. Como tem ação reguladora, é indicada para combater a diarréia.
É eficaz contra doença do estômago, infecções do fígado, gota, inflamações dos rins, cálculos biliares e tuberculose. A banana contém consideráveis quantidades de vitaminas B e C, além de ser alcalina, neutralizando a ação de ácidos no organismo. As vitaminas B1 e B5 ajudam na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. A vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar ferimentos.
Banana vermelha
As Bananas vermelhas quando maduras costumam ter o gosto mais suave e mais doce do que as variedades amarelas. Dizem até que seu gosto lembra o sabor de framboesa. Muitas bananas vermelhas são importadas de produtores na Ásia e na América do Sul. Contudo, são vendidas em todo o mundo.
Popularmente, a flor da bananeira é chamada de umbigo do cacho, coração da bananeira ou apenas umbigo da banana, cozido e preparado com outros ingredientes, é comestível e tem um alto valor nutricional. Do cacho da banana sai um pendão. No final deste, há um cone roxo. Seu miolo é comestível.
Para ser utilizado como comestível em preparações medicinais caseiras o coração da banana precisa ser cortado, na posição certa não muito próximo das pencas, apenas o bastante para se retirar o cone arroxeado do cacho ainda verde, o que favorece, pelo fluxo forçado da seiva, o amadurecimento do próprio cacho. Do cacho já maduro, não mais se aproveita o coração da banana, que terá escurecido e perdido o viço e uso culinário ou medicinal, aproveitando-se apenas como adubo.
Aproveite também comida exótica
Coração da bananeira
1 coração de bananeira
1/2 cebola média picada em tiras
Azeite de oliva
Sal a gosto
Água para cozimento
Modo de fazer
Retire as folhas de cima,mais ou menos seis, corte em fatias, como anéis de cebola e coloque em água fervente com sal.
Refogado com Coração da bananeira
1 umbigo de bananeira médio
1 dente de alho
1 xícara (chá) de cebola picada
5 colheres de óleo
Azeitona picada
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Modo de preparo
Pegue o coração e tire as e primeiras folhas e jogue fora e corte o resto em rodelas bem finas Coloque tudo que cortou em uma panela com água e coloque no fogo para ferver
Repita o procedimento anterior 1 vez, trocando a água para tirar o amargo, depois coloque para escorrer
Em seguida em uma panela coloque o óleo, o alho amassado e quando fritar coloque o umbigo escorrido, mexa e coloque o sal
Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 20 minutos
Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 20 minutos
Acrescente a cebola, a azeitona e a pimenta-do-reino
Quando estive macio desligue o fogo e esta prontinho para servir com arroz branco
A banana é um alimento completo, rico em carboidratos, vitaminas A e C e sais minerais,como sódio, magnésio, fósforo e, especialmente, potássio. Apresenta também as vitaminas B1, B2 e B6. contém pouca proteína e gordura.
O amido resistente não é digerido pelo intestino delgado e ao chegar ao intestino grosso é processado pelas bactérias da flora intestinal, resultando em substâncias benéficas para o organismo
Doce de banana sem açúcar
20 bananas
cravo da índia a gosto
Modo
Corte as bananas em rodelas e coloque em uma panela de pressão apenas molhada e sem água, tampe a panela e deixe em fogo alto ate pegar pressão, depois abaixe o fogo e deixe mais 20 min. Em seguida abra panela coloque os cravo e mexa ate ficar um creme e desgrudar, apague o fogo deixe esfriar e sirva gelado.
Receitas
Bolo de banana
02 ovos
01 xícara de água
02 xícaras de áçucar
1/2 xícara de óleo
03 xícaras de farinha de trigo
02 colheres de fermento em pó
Cobertura
Banana nanica
02 xícaras de áçucar
01 xícara de água
Massa
Bata os ovos com a água até dobrar o volume, acrescente o açucar e o óleo e bata mais um pouco. Acrescente a farinha de trigo e o fermento e misture bem. Despeje sobre a calda com as bananas, leve para assar. Forno médio 25 a 30 min. Desenformar quente.
Cobertura
Faça uma calda de açucar, caramelize uma assadeira e disponha bananas cortadas em fatias e reserve
Bolo de banana com fubá
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó
½ xícara de óleo
1 ½ xícara de açúcar
1 xícara de leite
1 xícara de fubá
3 ovos
3 bananas
açucar e canela.
Modo
Bata as claras em neves.Reserve.Coloque no liquidificador, as gemas, o leite e o óleo. Bata por uns 2 minutos.Num recipiente coloque os ingredientes secos.Misture os ingredientes batido aos poucos.Acrescente o fermento em pó.Mexa bem.Junte as claras.Coloque numa forma, untada e enfarinhada.Acrescente as bananas com cuidado para não afundar.Leve ao forno medio para assar por 30 minutos.Após assado retire do forno.
povilhe com canela e açucar.
Banana com sorvete
1/2 colher (sopa) de manteiga
4 bananas cortadas ao meio
1 xícara de açúcar
1/4 de xícara de água
1/2 colher (sopa) de suco de limão
4 sementes de cardamomo
Modo de preparo
Em uma frigideira grande, aqueça a manteiga e doure a banana.
Junte o açúcar, a água, o suco de limão e o cardamomo. Deixe cozinhar até formar uma calda encorpada. Sirva quente com sorvete de creme.
Panqueca de banana com raspa de limão
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
3 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sobremesa) de fermento
1 pitada de canela em pó
2 bananas maduras amassadas
2 colheres (sopa) de margarina derretida
Modo de preparo
No liquidificador bata o leite, os ovos, a farinha de trigo, o açúcar, o fermento, a canela, a banana e a margarina. Unte uma frigideira antiaderente. Faça as panquecas e doure os dois lados. Sirva quente com raspa de limão e mel.
Doce de banana com chocolate
1kg de açúcar
16 bananas
1/2 de chá chocolate em pó
1 lata de leite condensado
Modo de preparo
Coloque o açúcar na panela e mexa até virar caramelo
depois disso amasse a banana e misture com o caramelo no fogo
depois misture o chocolate também no fogo
Depois deixe esfriar e coloque leite condensado
Salada de banana com rúcula
1 maço de folhas de rúcula
2 bananas da Terra
1 pitada sal
2 colheres (sopa) azeite.
limão
Modo de fazer:
Cozinhe as bananas com casca na água por 15 min.
Em um refratário coloque as rúculas já lavadas e arrumadas.
Adicione em cima a banana em fatia já em temperatura ambiente.
Coloque sal, azeite e o limão.
SALADA DE BANANA COM CALDA DE MARACUJÁ
10 bananas prata
3 maracujás maduros
açucar a gosto
Modo de preparo
Retire a polpa dos maracujás com um garfo e misture com açucar.
Deixe as semente e mexa com o açucar até forma um caramelo
Corte a banana em cubos e cubra com a calda.
Sirva em seguida.
0 comentários:
Postar um comentário