3 de dez. de 2012

Taioba, muito atenção na hora de comer.

OBS; Caso esteja utilizando um smartphone ou tablet, role até o final da página e selecione "visualizar versão para a web" para ver a página original.


Pessoal, atenção:
Existem dois tipos de taioba, a comestível e a venenosa! Se não tiver certeza, não consuma. Leia tudo atentamente.


Taioba comestível 
A planta é cultivada em praticamente todas as regiões do Brasil e por ser uma espécie tropical, necessita de temperaturas quentes, em torno de 25 a 28 graus. A taioba não tolera condições climáticas onde as temperaturas sejam inferiores a 15 graus Celsius, o crescimento da planta é muito comprometido. Para que se desenvolva bem, necessita de solos bem drenados, enriquecidos com matéria orgânica e cujo pH esteja entre 6 e 7. As taiobas podem ser colhidas de 80 a 100 dias após o plantio.
Elas que podem ser preparadas de variadas maneiras, desde cruas em saladas, como também refogadas, estão se tornando cada vez mais conhecida e presente na alimentação dos brasileiros, tanto por serem nutritivas, como também pelos seus poderes medicinais.
Da taioba, utiliza-se para o consumo tanto as suas folhas, como também os seus caules. As folhas que possuem um sabor suave são excelentes fontes de vitamina A. Além disto, as folhas contêm também vitamina C e minerais como o ferro, potássio e manganês. Já o caule, é ricamente constituído por carboidratos, porém não é muito consumido quanto às folhas, pelos brasileiros.
As folhas de taiobas são verdes uniformemente, incluindo os talos (pecíolos) e nervuras. E são muito macias. Quando cozidas, tornam-se quase cremosas. Cordiformes, tem os dois lobos do coração se encontrando exatamente na junção do pecíolo.

OBS: A comestível, verde mais claro, tanto o talo quanto a folha, nervuras claras, em Y e lobos que se juntam exatamente onde começa o talo (embora isto também aconteça com outras variedades bravas, mas com talos bem roxos, que é um bom parâmetro para diferenciá-las).


TAIOBA BRAVA OU VENENOSA


Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, inchaço nos lábio, boca e língua, náuseas, vômitos,diarreia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia, o contanto  com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea


Aqui, os dois tipos: a brava, com talos escuros e a parte de cima do coração terminando antes de começar o talo


As folhas de taiobas são verdes uniformemente, incluindo os talos (pecíolos) e nervuras. E são muito macias. Quando cozidas, tornam-se quase cremosas. Cordiformes, tem os dois lobos do coração se encontrando exatamente na junção do pecíolo. Já o encontro destes dois lobos, na taioba-brava, se dá antes da inserção do talo, que tem coloração arroxeada. Mas, na dúvida, não coma.


Receita:
somente a taioba comestível
Para fazer a taioba: separe as folhas  do talo e picadas em tiras grossas. Descasquei os talos quase como aspargos, puxando a película com uma faca e cortados em pedaços. Como se faz com espinafre, passando-o por água fervente para eliminar parte do ácido oxálico, para deixá-los mais suaves, sem aquela picância característica. Na água já salgada (1 colher de sobremesa de sal para 2 litros de água) e fervente, joguei os talos e cozinhei por 1 minuto. Acrescentei as folhas e desliguei o fogo. Esperei 30 segundos e escorri. Numa frigideira, dourei em azeite uns 4 dentes de alho finamente picado, mas não amassado, juntei 1 pimenta dedo-de-moça picada, sem sementes e, em seguida, a taioba aferventada. Bastou misturar com delicadeza e levar à mesa.







69 comentários:

  1. Comi e fiquei com a boca cosando, ou foi tipo uma alergia, quero saber se ela pode ser feita de maneira que não provoque essa sensação, pois eu cortei e joquei na agua fervente como mandam, e mesma assim fiquei com uma sensação de picancia na boca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo taioba... Faço refogada vou pingando água até ela começar a desmanchar. Quando fica mal cozida punição a boca

      Excluir
    2. Não pode esquecer de tirar os talos deixar a folha tipo um esqueleto kkk

      Excluir
    3. Eu não uso também tali nenhum, fica como Joseane falou um esqueleto, vou rasgando de dentro para fora, sem tirar os talinhos do meio

      Excluir
    4. Pode usar o talo, mas você precisa descascar direitinho cada um deles. E não pode deixar mal refogada (como a couve, por exemplo). Se refogar bem, ela não coça.

      Excluir
    5. Voce deve ter comido folha de inhame pica bastante a boca a taioba tem o talo e folhas verdes a folha do inhame e verde mas com talos levemente arroxedos

      Excluir
  2. to ligado, parece que tem varias agulhas perfurando as mucosas da boca, não chega a doer, porém irrita.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, eu separo caule e folhas. Depois formo um maço com as folhas e corto (como se fosse um rocambole); o caule, pico. Preparo uma boa base de temperos com cebola refogada no azeite/banha e jogo a folha seu talo, picados, até que murche. Tá pronto pra servir e não tem "picancia" nenhuma. A taioba é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional -uma categoria de plantas que vemos no dia a dia desde calçadas, ate córregos, mas poucos sabem que podemos nos alimentar delas), mas que é muito popular e conhecida aqui em Minas Gerais.
    Saudações!

    ResponderExcluir
  4. A minha mãe sempre preparava não lembro de picancia ,mas hoje fui prepará senti a picancia bem forte fiquei com medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hj eu sinto o mesmo que Vc falou,comia quando criança,adolescente e não sentia nada,hj sinto não sei pq tbem

      Excluir
    2. Eu faço só as folhas rasgadas sem os talos. Não rende muito mas não pinica é um delícia.

      Excluir
  5. Da primeira vez que fiz comi não teve picancia da segunda vez não sei se foi porque esfriou e esquentei ou porque ficou na geladeira alguns dias antes de fazer denovo mais picou a minga boca lingua e guarganta como se tivesse espinho fiquei com medo

    ResponderExcluir
  6. Vocês que relataram sentir a boca língua é garganta picar depois de comer a taioba, fizeram alguma coisa p passar essa sensação ou passou sozinha? Pq também como é estou c a boca língua é garganta picando muito. não sei o q fazer. já estou preocupada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje eu fiz diferente da forma que sempre faço. Fiz da forma que vi no no YouTube , com talos no meio nem comi ficou picando horrível.
      Corri e tomei leite gelado. E logo passou.
      Fui verificar as folhas que colhi fiquei com medo de ter colhido errado.mais n,tava certo mesmo eu preparo taioba a muito tempo foi receita da vó que passou pra mãe e pra mim.hj fui tenta outro jeito quebrei a cara .eu nao recomendo os talos nem aquele do meio da folha .e tbm nao recomendo ela crua e nem mal cozida.

      Excluir
    2. Eu estou gravida desne de criança comia taioba hoje fui comer a garganta inchou língua picou sensação estranha mal comsigo engoli a saliva

      Excluir
  7. Aqui em casa todos com a boca picando!!!!

    ResponderExcluir
  8. Tb fiquei com a língua picando, exatamente como vcs descreveram acima. Assisti vídeos pra saber a diferença entre a comestível e brava, mas a que ganhei é comestível. Fiquei preocupada, ainda mais que estou gripada e com rinite. Tenho baixa imunidade e sofro de uma doença no fígado (colangite esclerosamte). Sei que a taioba é uma boa fonte e sempre procuro uma alimentação mais saudável. Porém, fiquei receiosa..

    ResponderExcluir
  9. Se deu alguma reação, não é a comestivel, evite-as.
    as comestiveis são saborosas e lembra couve manteiga, existem algumas que parecem as comestiveis mas não o são, cuidado essas sensações já é o seu próprio organismo te alertando.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. A sensação de irritação, como se estivesse pinicando é porque algumas plantas, como a taioba reservam oxalato de cálcio formando pequenos cristais com projeções pontiagudas, por isso recomenda-se que refoguem esse tipo de alimento e não os comam crus, pois assim os cristais se desfazem. Comer cru, principalmente o talo é extremamente perigoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enfim, uma alma salva que sabe o que fala!
      Obrigado!

      Excluir
    2. Falou o certo. Tem vídeos que falam até em fazer suco ou comer crua em salada. A minha experiência foi horrível e eu mastiguei um pedaço bem pequeno.

      Excluir
  13. O ideal e retirar toda as nervuras das folhas d o talo sempre descascar ,pois a maioria tiram só o talo mas a concentrçao das toxinas ficam no talo e nas nervuras das folhas

    ResponderExcluir
  14. Retirar o talo e as ?nervuras das folhas e o ideal 😊

    ResponderExcluir
  15. E só retirar ��o talo e as nervuras das folhas ,pois é onde se concentram as ��toxinas�� ��

    ResponderExcluir
  16. Tive a mesma sensação,como se estivessem picando a minha garganta com varias agulhas, e olha que eu já comi e nunca senti nada. Não sei se é porque eu deixei uns 3 dias na geladeira, ainda sem refogar,as folhas da taioba. Como eu não nunca tinha sentido isso fui para o hospital e eles me deram antialérgico e eu melhorei. O médico disse que a Taioba pode dar esse tipo de reação.

    ResponderExcluir
  17. Gente, tenho 52 anos e toda minha vida comi folhas de taioba normalmente, até porque além de muito gostosa é um ótimo laxante natural. Porém eu sempre soube que a maneira de fazer é refogada como couve, porém sem os talos. Hoje ganhei umas folhas já lavadas e picadas,porém juntamente com todos os talos.. Quem me deu me disse assim: estão prontinhas , na hora de por no fogo. Assim o fiz, ainda que meio receosa quanto os talos. Mas fiz assim mesmo. Já havia até me esquecido dos talos. Mais ou menos no meio do almoço comecei a sentir mal-estar na boca e garganta o que foi só piorando com o passar do tempo. Só depois que terminei que eu lembrei que minha mãe sempre me ensinou que talos de taioba só se come DEVIDAMENTE DESCASCADOS. Mais ou menos uns 40 minutos depois meu mal-estar passou e tudo voltou ao normal. Vivendo e aprendendo. NUNCA MAIS TALOS DE TAIOBA COM A PELE. Ou ainda " NUNCA MAIS COMER TAIOBA COM OS TALOS " Fica a dica.

    ResponderExcluir
  18. Na verdade. .. é q tem q ser folhas novas, folhas velhas não tem água fervente nem óleo quente q resolva. Ela coça mesmooooooo

    ResponderExcluir
  19. Hoje comi apenas a folha da Taioba, sem o caule e as nervuras mais grossas. Logo depois comecei a sentir pinicar a minha boca toda, língua e garganta. Minha garganta ficou como se estivesse inflamada e tive dificuldade para engolir. Corri e tomei um antialérgico ALEGRA 120 mg que sempre levo na minha bolsa. Bebi quase 1 litro de água para limpar e fiquei em observação. Tive medo e fiquei preocupada. Mas depois os sintomas foram diminuindo aos poucos. Meus pais comeram e não sentiram nada, aliás eles comem sempre. Acho que depende de organismo para organismo. E também o detalhe de se preparar na hora. Minha mãe TAMBÉM ferveu antes. Dizem que o ideal é preparar no dia seguinte.
    Bem, é bom ter atenção!

    ResponderExcluir
  20. Como taioba desde criança. Tirando o talo que passa por todo o centro da folha. Não precisa tirar as nervuras. Faz-se picada grosseiramente, refogada como a couve, a diferença é que a couve não precisa ser muito cozida, já a taioba precisa cozinhar bem. Molhe um pouco as folhas picadas antes de jogar na panela com alho dourado. Misture e tampe a panela. Ela vai murchando e ficando macia. Se necessário pingue mais um pouco de água. Há,não se esqueça do sal! Esperimentar. Quando ela estiver pronta não vai pinicar.

    ResponderExcluir
  21. Eu também tenho alergia de taioba, mesmo fervendo as folhas. Sinto dormência nos lábios, a boca, língua e garganta pinicam, parece que vou perder o ar, a última vez que comi senti dormência até nos braços. As duas vezes, tomei o remédio Hystin para eliminar o efeito da alergia.
    Meu medico disse que alguns alimentos podem passar a dar alergia que antes nunca haviam dado.
    Exemplo, sempre comi abacate, amendoim, nozes e hoje tenho alergia destes alimentos.

    ResponderExcluir
  22. Comi refogada mas senti algo estranho na garganta... Senti que cortou a minha língua como corta quando como abacaxi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente o que aconteceu comigo... tive ânsia de vomito tmbm...acabei ficando com medo agora de consumir novamente!

      Excluir
    2. Ninguém respondeu ?como se livra desta piniqueira na boca mi ajude

      Excluir
  23. http://www.matosdecomer.com.br/2014/06/taiobas-confusao-guia-definitivo-de.html?m=1
    Nesse link explica tudo!
    Eu colhi em sol quente, tava muito calor, e aí nesse link explica que a folha de defende do sol com toxinas, prq a ideal de consumo de ser colhida de locais sombreados.

    ResponderExcluir
  24. Minha mãe nunca fazia a taioba na lua cheia pois é quando ela fica mais picante.

    ResponderExcluir
  25. Minha mão está picando como faço pra parar de pinicar

    ResponderExcluir
  26. A Taioba depois de picada e retirado os talos devem ficar de molho na agua em temperatura ambiente e sempre trocando a agua por cerca de 3 a 4 horas....agua quente cauteriza os poros dificultando a eliminacao da substancia que pinica....realmente tem epoca do ano que a taioba pinica mais e claro as folhas mais velhas tambem....se tiver muito sol tambem ....o ideal é planta-las na sombra

    ResponderExcluir
  27. com certeza varia de organismo, pois sempre quando como a taioba em restaurantes fico com essa sensação de pinicacao, no entanto as outras pessoas não, ou seja não se tratava da especie venenosa.
    quando minha mãe faz eu não tenho esse problema, e minha mãe só colhe na horta lava,pica igual couve, refoga primeiro o caule sem a pele e picado, e depois acrescenta as folhas, POREM ELA USA GORDURA DE PORCO ao invés de óleo.

    ResponderExcluir
  28. Hj fiz taioba experimentei um pouquinho começou pinica minha lingua, garganta.fiquei com mto medo pois tenho diabetes e fiquei preocupada n dei nem para meus filhos,meu marido comeu n sentiu nada,minha tia disse q pinicou a boca dela tbm,ela disse q tem q cozinhar bem.tomei leite e água e passou um pouquinho.

    ResponderExcluir
  29. Hoje na hora do almoço eu comi taioba pensando que fosse couve,e o pessoal da cozinha não informou que era a taioba e então comi, meu Deus quase morri parecia que estavam enfiando agulhas no meu exofago a minha garganta inchou, fiquei com falta de ar meu peito começou a doer e depois veio a sede constante eu só fui melhorar após 4 horas e até agora estou sentindo uma leve dorzinha no meu peito, gente nao é exagero meu mas o que eu senti hoje me deixou aterrorizada e o medo na hora de morrernunca havia passado por isso.

    ResponderExcluir
  30. Hoje na hora do almoço eu comi taioba pensando que fosse couve,e o pessoal da cozinha não informou que era a taioba e então comi, meu Deus quase morri parecia que estavam enfiando agulhas no meu exofago a minha garganta inchou, fiquei com falta de ar meu peito começou a doer e depois veio a sede constante eu só fui melhorar após 4 horas e até agora estou sentindo uma leve dorzinha no meu peito, gente nao é exagero meu mas o que eu senti hoje me deixou aterrorizada e o medo na hora de morrernunca havia passado por isso.

    ResponderExcluir
  31. Jesus. Comi pela primeira vez e achei que tinha queimado toda minha boca..ainda bem que so experimentei..corri tomei carvão ativado e antialergico ..por pouco nao pRei no hospital...taioba nuncaaaa maisss

    ResponderExcluir
  32. Comigo comi fiquei com a minha lingua espetando e minha garganta com uma comichão e fiquei com ecesso de tosse horrivel taioba nunca mais

    ResponderExcluir
  33. Nunca comi taioba, ganhei de uma vizinha, e vim embora com ela na mão, sem querer coloquei a mão na boca, 20mts depois, começou a minha boca arder e minha garganta fechar, fiquei apavorada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja fiz de tudo q me falaram para fazer e continua pinicando a boca. Tirei todas as nervuras até as mais finas, já fervi e liberei a agua e depois refoguei e cozinhei bem e ainda assim pinicou a boca. Vou desisitir, mas eu adoro!

      Excluir
  34. Receita q aprendi com uma amiga, tanto para as folhas quanto para os talos(que podem ser feitos como aspargos), tem que lavar bem as folhas, remover a pelinha dos talos e deixar de molho na água(temperatura ambiente) por cerca de 12 horas, e após isso pode fazer sem medo que não haverá irritação...

    ResponderExcluir
  35. Também sinto pincança na garganta, ficou irritada a garganta já tinha experimentado mas tentei fazer em casa não deu muito certo.

    ResponderExcluir
  36. Comi só um pouquinho para experimentar, fui parar no hospital pois minha língua, garganta e estômago doeu, pinicou, e garganta começou a fechar.. A pressão 17 por 8 nunca mais como isso

    ResponderExcluir
  37. Eu fiz sem saber, uma q tem por aqui..o talo não é no fim da folha como essa. Como ficou mto salgada fervi em água, joguei água fora ficou deliciosa, sabor inigualável. Na 2a vez só revoguei, comi só um pouquinho já pinicou, fiquei meio estranha e nunca mais comi, mesmo pq vi na internet q o formato é outro. Tem no quintal queria comer mas fiquei c medo. Alguém sabe?

    ResponderExcluir
  38. Tô fora...fui parar na emergência !!! Sorte que não engoli. Se não eu já era. Ia trancar minha garganta

    ResponderExcluir
  39. Estou com minha boca toda ferrada. Machucada, ardendo, queimação na garganta. Horrível

    ResponderExcluir
  40. A Taioba comestível não pinica , tem as folhas de inhame que são parecidas com a taioba , essas pinica muito!!!!

    ResponderExcluir
  41. Comi salada de taioba devo ser muito ogra pq nem ardeu nada depois vi que não pode comer crua kķķkkk no sítio não posso ver folha kkkmmm

    ResponderExcluir
  42. Corto a TaiobaDou uma fervura nelaScorro e lavoTemperoNo cozimentoEu coloco um pouquinho de leiteFica sem coceiraE tira qualquer mal que ela tiver

    ResponderExcluir
  43. Meu namorado comeu numa salada, num restaurante e ficou c a garganta coçando e ardendo... affff

    ResponderExcluir
  44. Eu fiz e na hora que provei um pouquinho já começou uma sensação empunhando é queimando,fiquei com medo bebê água e tomei um anti alérgico,agora ficou só a sensação de ter queimado o céu da boca,mas deu medo achei que estava envenenada e que meu CPF seria cancelado😲😲😳😳😳

    ResponderExcluir
  45. Eu fui mais um, Mastiguei e a boca ficou pinicando, não engoli, mas fiquei bem preocupado, fiquei com medo da glote fechar. Enfim, não como mais. O que eu tenho aqui em casa, parece ser a comestível, mas a vida toda estava ali quieta no quintal, acho que quanto mais ela cresce ou se mantém, mais puxado para brava ela fica, tendo mais a toxina que arde. Preparei de forma errada tbm, pois eu não cozinhei, apenas refoguei. Em todo caso, para mim não foi uma boa experiência.

    ResponderExcluir
  46. Tomei suco de taioba como detox, e agora o que que eu faço ?

    ResponderExcluir

anuncio

Seja bem-vindo ao Tudo Natural,onde você encontra receitas naturais para o seu bem estar e o de toda a sua família.