24 de jan. de 2013

Tamarindo


OBS; Caso esteja utilizando um smartphone ou tablet, role até o final da página e selecione "visualizar versão para a web" para ver a página original.




O tamarindeiro é uma árvore de porte majestoso e de sombra larga, que pode alcançar mais de 30 m de altura,  o tronco chega a 4 m. Com a forma de vagens ou favas e classificados como legumes, eles variam entre 9 e 15 centímetros de comprimento.
O tamarindo é rico em vitaminas A, B1 e C. Sais minerais: fósforo, cálcio e ferro. Quando a sua casca não é retirada, ele se conserva por muito tempo. O seu suco deve ser ingerido tão logo preparado como algumas frutas.
O tamarindo pode ser consumido ao natural, mas seu sabor agridoce . Da polpa espessa e amarelo-avermelhada, faz-se todo tipo de subprodutos bastante apreciados: refrescos, sorvetes, doces e conservas. As flores e as folhas do tamarindeiro também são comestíveis



Geleia de tamarindo

350 gramas: Tamarindo em polpa;
150 gramas: Açúcar
130 mililitros: Água.

Modo
O tamarindo com casca deve de comprar 500 gramas, higienizá-lo e descascá-lo, retire o fiozinho.
Deixe o tamarindo na geladeira, dentro de um recipiente fechado, em 500 ml de água mineral por no mínimo 24 horas, eu deixei 48 horas, mas pode ir até 72 horas.
Para retirar a polpa passe por uma peneira em pequenas quantidades de cada vez, mexendo sempre com uma espátula ou colher, vá retirando os caroços coloque-os em um recipiente à parte, raspe o fundo da peneira para não desperdiçar a polpa.
Quando tiver passado toda a polpa adicione aos resíduos 130 ml de água e torne a passar pela peneira, para aproveitar ao máximo a polpa.
Numa panela anti aderente junte a polpa, o açúcar e leve ao fogo médio por 30 minutos, mexendo sempre até atingir o ponto de geleia.
Depois de pronta, armazene a Geleia de Tamarindo Caseira após esfriar ligeiramente em frascos de vidro esterilizados, tampando-os com uma folha de papel vegetal.


Após esfriar a Geleia de Tamarindo Caseira, utilize em rocamboles, tortas, com pão, torradas, carnes assadas ou como preferir





Sorvete com calda de tamarindo

1-lata de leite condensado
1-lata de creme de leite
1-gelatina sabor abacaxi

Modo de preparo
Faça a gelatina normalmente e não leve a geladeira
Depois que pronta, ainda quente, coloque no liquidificador junto com o leite condensado e o creme de leite
Bata bem
Depois leve ao congelador em um refratário tampado para não formar blocos de gelo
Depois de congelado, retire do congelador e bata na batedeira para ficar cremoso
Volte para o congelador
E coloque a calda de tamarindo.

Calda de tamarindo
200 g de tamarindo
½ xic (chá) de açúcar

Modo
Retire a casca dos tamarindos, coloque em uma panela com 2 ½ xic cha´de água e o açúcar.Leve ao fogo, mexendo de vez em quando. Deixe ferver por cerca de 15 minutos e retire do fogo.Depois de fria, passe a calda por uma peneira fina e reserve

Suco de tamarindo
Coloque num copo de liquidificador 150 gramas de polpa de tamarindo, açúcar ou adoçante a gosto e 1 litro de água bem gelada, bata o suco de tamarindo por aproximadamente 1 minuto.
Passe o suco de tamarindo por uma peneira.

Informações sobre o Tamarindo

Fruto: a polpa, com sabor agridoce, é usada no preparo de doces, bolos, sorvetes, xaropes, bebidas, licores, refrescos, sucos concentrados.

Sementes: ao natural servem de forragem para animais domésticos; processadas são utilizadas como estabilizantes de sucos, de alimentos industrializados e como goma (cola) para tecidos ou papel. O óleo extraído delas é alimentício e de uso industrial.
Folhas: o cerne da madeira é de excelente qualidade e pode ser usado para diversas finalidades; forte, resistente à ação de cupins, presta-se bem para fabricação de móveis, brinquedos, pilões, e preparo de carvão vegetal.
Lembre-se que esta planta não suporta solo encharcado, então evite regas em excesso, principalmente durante os primeiros anos, mas nunca deixe que o solo seque por completo, pois a planta necessita d’água para crescer. Anualmente, de preferência antes da época de produção de frutos, reforce o nível de nutrientes do solo através da utilização de adubo orgânico, que é rico em nitrogênio (N).


Necessidades da planta:
Clima - A planta pode ser cultivada em regiões tropicais úmidas ou áridas; a temperatura média anual deve estar em 25ºC, as chuvas anuais entre 600 e 1500mm.; a planta requer boa intensidade de luz e é sensível ao frio.
Solo - Devem ser profundos, bem drenados, pH entre 5,5 e 6,5, de preferencia areno-argilosos.

Plantio:
Mudas: são formadas a partir de sementes que são lançadas ao solo a 2-3cm. de profundidade em linhas de 15cm. sobre canteiros de terra constituído de mistura de terriço e esterco de curral bem curtido
Espaçamento / Covas: espaçamentos de 10m. x 10m. (100 plantas por hectare), 12m. x 12m. (69 plantas por hectare) ou 10m. x 8m. (125 plantas por hectare) são comuns. As covas podem ter dimensões de 50cm. x 50cm. x 50cm. ou 60cm. x 60c,. x 60cm.; na sua abertura separar a terra dos primeiros 20cm.
Adubação básica: lançar no fundo da cova 500 gramas de calcário dolomítico cobrir levemente com terra; misturar, à terra de separada, 15 litros de esterco de curral bem curtido + 500 gramas de superfosfato simples e + 120 gramas de cloreto de potássio e lançar na cova 30 dias antes do plantio.
Plantio: deve ser feito no início do período chuvoso e em dias nublados; irrigar a cova com 15 litros de água e proteger o solo, em torno da muda, com palha ou capim seco sem sementes. Deixar colo da muda ligeiramente acima da superfície do solo.

Tratos Culturais:
Controle de ervas deve ser feito, periodicamente, com capinas em "coroamento" em volta da muda.

Podar galhos secos, doentes e aqueles que se dirijam para dentro da copa.
Adubações anuais em cobertura para tamarindeiro.

OBS; Clique em uma opção abaixo de visualização (Web, tablet ou smartphone) para abri-la a pagina original.













2 comentários:

anuncio

Seja bem-vindo ao Tudo Natural,onde você encontra receitas naturais para o seu bem estar e o de toda a sua família.