23 de jan. de 2022

Bucha vegetal, esponja-vegetal, bucha-dos-paulistas e lufa, buchinha, cabacinha, buchinha do norte

OBS; Caso esteja utilizando um smartphone ou tablet, role até o final da página e selecione "visualizar versão para a web" para ver a página original.

A bucha, é uma vigorosa trepadeira herbácea nativa do sul e sudeste da Ásia. Seus frutos maduros, quando secos, são muito utilizados como esponja. 

Os frutos imaturos podem ser consumidos de diversas formas, podendo ser preparados das mesmas maneiras que as abobrinhas, ou até mesmo consumido cru em saladas quando bem jovens. Folhas e pontas de ramos também podem ser consumidas cozidas ou refogadas. As flores podem ser preparadas e consumidas como as flores das abóboras. As sementes podem ser consumidas torradas e salgadas.


A bucha vegetal pode ser cultivada em regiões tropicais ou subtropicais. O ideal é um clima quente e úmido, mas pode ser cultivada em temperaturas acima de 16°C. Cultivares precoces podem ser cultivadas em regiões que têm um inverno frio, nos meses mais quentes do ano é necessários pelo menos 5 meses de clima quente para colher alguns frutos. Em regiões de clima quente e úmido, pode ser cultivada o ano todo.

A bucha cresce bem em solo fértil, bem drenado, rico em matéria orgânica e com pH entre 6,0 e 7,5. o solo precisa está úmido, mas sem que permaneça encharcado.


Na medicina

Folhas, frutos e sementes desse vegetal são indicados para fins medicinais, no tratamento e prevenção de males como asma, hemorragias, rinites, sinusite e bronquite.

Sua ação expectorante garante o alívio de dores de cabeça, falta de ar e demais incômodos ocasionados por problemas respiratórios, podendo ser utilizado como soro para lavar e umedecer as narinas e vias respiratórias. A sua ingestão não é indicada.


Para a higiene pessoal, o uso da bucha serve para eliminar as células mortas da pele, usando-a durante o banho age como um esfoliante natural, limpando bem os poros sem agredir a pele. 


Já no uso doméstico, no lugar das buchas sintéticas, feitas muita vezes à base de petróleo e quando descartadas acabam agredindo o meio ambiente, elas servem para lavar louças já que não riscam e não acumulam resíduos ou bactérias.

Receita 

bucha-verde com carne de porco

200 g de carne de porco, separe carne da panela
2 dentes de alho picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de óleo
100 g de cenouras picadas 
50 g de cebolas mini partidas ao meio 
50 g de pimentão vermelho picado em quadrados 
300 g de bucha-verde 
1 pitada de pimenta vermelha em pó
1 galho de cebolinha picada
Rodelas de pimenta dedo-de-moça em conserva
Tempere a carne com o alho, o sal e a pimenta-do-reino e reserve por meia hora. Enquanto isso, pique os legumes. Numa frigideira, em fogo alto, aqueça o óleo e coloque a carne. Vá mexendo, até começar a dourar. Junte, então, a cenoura e vá mexendo até que o legume fique bem quente. Acrescente a cebola, o pimentão, a bucha e a pitada de pimenta. Vá  mexendo delicadamente, até os legumes ficarem cozidos e al dente (se achar necessário, junte água quente aos poucos, sem ensopar). Prove o sal e corrija. Antes de servir, junte a cebolinha e as rodelas de pimenta .




0 comentários:

Postar um comentário

anuncio

Seja bem-vindo ao Tudo Natural,onde você encontra receitas naturais para o seu bem estar e o de toda a sua família.