A pitanga, conhecida cientificamente como Eugenia uniflora, é uma fruta que lembra uma cereja da família das Myrtaceae.
A palavra “pitanga” é proveniente do tupi-guarani e significa vermelho é uma árvore tipicamente brasileira, nativa da Mata Atlântica, que se alastrou por todo o Brasil, desde a região Nordeste até o Rio Grande do Sul. Apesar de ser mais comum nos tons laranjas e vermelhos, é possível encontrar variedades amarelas, roxas ou pretas.
Também recebe os nomes de: Pitanga vermelha, Pitanga preta, Pitanga branca (por causa do tronco), Pitanga rosa, Pitanga miúda, Pitanga-uva, cereja do mato, Moranguinha de arvore, e Ginga na região amazônica.
Benefícios da pitanga
A presença de diversas vitaminas e minerais, bem como de compostos antioxidantes, confere à pitanga a capacidade de aliviar sintomas gastrointestinais, alguns problemas respiratórios e a fortalecer o sistema imunológico.
O fruto é muito saboroso e rico em nutrientes como fósforo, ferro, cálcio, vitamina A, vitamina C, riboflavina e niacina. A fruta também apresenta compostos antioxidantes como a rubixantina, o licopeno, o gamacaroteno e a betacritoxantina e a pitanga tem a capacidade de aliviar sintomas gastrointestinais, alguns problemas respiratórios e a fortalecer o sistema imunológico.
Foi feito um estudo conduzido pelos cientistas Heinrich Worth, Christian Schacher e Uwe Dethlefsen, o cineol encontrado na pitanga foi capaz de melhorar as funções pulmonares de pacientes com dispneia. A pesquisa concluiu que o cineol tem efeito anti-inflamatório pois atua ativamente na redução da inflamação na membrana mucosa, o que facilita a respiração dos pacientes.
O efeito anti-inflamatório é tão eficiente que pode até reduzir os sintomas associados a doenças inflamatórias como a gota e a artrite e antioxidantes presentes na pitanga combatem os radicais livres evitando o risco de desenvolver alguns tipos de câncer.
Por apresentar propriedades adstringentes e antissépticas, há benefícios da pitanga no alívio de desconfortos e problemas gastrointestinais como a diarreia e até alguns tipos de feridas intestinais. O complexo B encontrado na fruta é muito importante para a saúde em geral e especialmente para aumentar os níveis de energia e para regular a função do sistema nervoso.
A vitamina B2, por exemplo, é muito importante para a produção de anticorpos e de glóbulos vermelhos que atuam no transporte de nutrientes por meio do sangue para todo o corpo, e garante o desenvolvimento adequado de diversos órgãos durante a infância e a adolescência.
O alto teor antioxidante da pitanga ajuda a retardar os sinais de envelhecimento e atua no combate aos radicais livres que podem danificar células saudáveis e acelerar o processo de envelhecimento, causando manchas e marcas de idade na pele.
Pele e cabelos saudáveis
A pitanga ajuda a tratar inflamações na pele como acne, espinhas e psoríase devido à presença significativa de vitamina A. Essa vitamina ajuda a manter e fortalecer os tecidos epiteliais e as membranas mucosas, além de proteger a pele contra a ação de toxinas e de radicais livres. As propriedades antissépticas também ajudam a promover a cura de infecções bacterianas, feridas e outros problemas na pele e traz benefícios para manter os fios de cabelo bem nutridos e bonitos, o óleo de pitanga aplicado ao couro cabeludo pode auxiliar no controle da oleosidade excessiva e por isso é encontrado em alguns shampoos para cabelos oleosos.
Receitas
Chá da folha da pitanga
Ferva 1 xícara de água, desligue o fogo e coloque um punhado de folhas da árvore de pitanga. Deixe a mistura em infusão por pelo menos 10 minutos. Depois é só coar e ingerir.
Mousse de pitanga
- 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)
- 5 colheres (sopa) de água fria
- 1 Leite condensado
- 200 g de polpa de pitanga congelada
- meia medida (da lata) de água
- 3 claras
- 2 colheres (sopa) de açúcar
Modo de preparo
Em uma panela, junte a água fria e a gelatina e leve ao fogo, em banho-maria, até dissolver. Reserve.
Bata no liquidificador o Leite condensado, a polpa de pitanga, meia medida (da lata) de água e a gelatina dissolvida.
Em uma batedeira, bata as claras com o açúcar até dobrar de volume, adicione ao creme de pitanga e misture delicadamente.
Coloque a mousse em taças e leve à geladeira por cerca de 4 horas ou até ficar firme.
0 comentários:
Postar um comentário